Introdução Biografia Infância
Juventude Vida Pública Funerais
TFPs no Mundo Devoções do Dr. Plínio Créditos

Plinio Corrêa de Oliveira

Biografia

(n. 13/12/1908 + 03/10/1995)

- Um homem de Fé, de Pensamento, de Luta e de Ação -

     O Professor Plinio Corrêa de Oliveira nasceu na cidade de São Paulo, em 1908.

     Descendia ele de estirpes tradicionais dos estados de Pernambuco - de onde procedia seu pai,o advogado João Paulo Corrêa de Oliveira - e de São Paulo - de onde era originária a família de sua mãe, Lucília Ribeiro dos Santos Corrêa de Oliveira.

     Fez os estudos secundários no Colégio São Luiz, de São Paulo,e diplomou-se no ano de 1930,em Ciências Jurídicas e Sociais na famosa Faculdade de Direito da mesma cidade.

     Desde cedo seu interesse foi despertado pela análise filosófica, religiosa e prática da crise contemporânea.

     Em 1928 ingressou no pujante movimento de jovens das Congregações Marianas de São Paulo.Logo tornou-se o principal Líder deste movimento em tôdo o Brasil, destacando-se pelos seus dotes de orador, conferencista , escritor e homem de ação.

     Em 1933 participou ativamente da organização da Liga Eleitoral Católica (LEC), pela qual foi eleito para a Assembléia Federal Constituinte,tendo sido o deputado federal mais jovem e mais votado de tôdo o País.Atuou naquela Legislatura à partir de 1934,como um dos maiores defensores da introdução dos princípios católicos na Constituição que se elaborava então.

     Cessado seu mandato em 1937, dedicou-se ao magistério universitário. Assumiu a Cátedra de História da Civilização no Colégio Universitário da Faculdade de Direito de de São Paulo e, mais tarde, tornou-se professor catedrático de História Moderna e Contemporânea nas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, São Bento e Sedes Sapientia e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

     Foi o primeiro Presidente da Junta Arquidiocesana da Ação Católica de SP. bem como Diretor do Semanário católico "Legionário",por um período de 12 anos(1935/1947), o qual ocupou um lugar de insuperável destaque na imprensa católica do Brasil.

     Em 1951,com a fundação da revista mensal "Catolicismo", tornou-se o principal colaborador desta publicação, fazendo dela um dos polos de pensamento nos meios culturais e religiosos de nossa Pátria.

 

     Colaborou ainda assíduamente entre os anos de 1968 e 1990, no Jornal diário " Folha de São Paulo", o quotidiano de maior circulação naquele estado da Federação. O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira foi autor de quatorze (14) livros, vários dos quais com edições em diversas línguas, com espanhol, francês, inglês, italiano, alemão, polonês, húngaro e vietnamita.

     Como intelectual, o `Dr. Plinio` (como era mais conhecido pelos membros da TFP) foi e continuará sendo o mestre da Doutrina Contra-Revolucionária de tôdas as TFPs e entidades congêneres. Além disso, ocupou um lugar de destaque no panorama internacional como Líder e Orientador, numa época de realizações e de crises, de apreensões e de catástrofes. No plano da ação,sua grande Obra foi a fundação -ocorrida em São Paulo, no ano de 1960 - e direção da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição Família e Propriedade, que é mais conhecida pela abreviação de TFP. Em 1980, o Conselho Nacional da TFP declarou-o Presidente Vitalício da mesma.

     Sua principal Obra, "Revolução e Contra-Revolução",publicada em 1959, conta com sucessivas edições na Europa e Américas, sendo o livro de cabeceira dos sócios, cooperadores e correspondentes de tôdas as TFPs , Bureaux-TFPs e associações afins que surgiram posteriormente em 26 países do Mundo, pois foi inspirando-se nessa magistral Obra e seguindo o exemplo de vida de seu Autor, foi que floresceram as diversas TFPs existentes; São elas co-irmãs e autônomas da TFP brasileira, mas sempre tinha o Dr. Plinio como Mestre e Mentor, nunca deixando de consultá-lo para tomar qualquer decisão importante.

     No dia 03 de Outubro de 1995, perto de completar 87 anos de vida e 67 de luta e de ação pela Santa Igreja, confortado pelos Sacramentos da Extrema-Unção, e tendo recebido a benção Papal,entregou sua alma a Deus, o Professor Plinio Corrêa de Oliveira.Seu velório e enterro,no Cemitério da Consolação, em São Paulo foi muito concorrido, tendo vindo dos cinco continentes, membros e cooperadores das TFPs co-irmãs, para prestar-lhe a última homenagem.

     Pode-se afirmar que o Dr. Plinio, foi um batalhador clarividente e incansável contra todos os fatores de desagregação e degradação que corroem a civilização cristã, sendo por isso chamado por muitas pessoas que conheciam sua vida de lutas, de o Cruzado do Século XX!

     A Obra publicada de Dr. Plinio compõem-se de um acervo de mais de 2.500 títulos, entre livros e artigos de jornais e revistas.

     Considerando-se a tiragem habitual no Brasil, de obras de cunho ideológico, muitos de seus livros constituem-se de autênticos best-sellers.A maior parte dessas obras transpôs as fronteiras nacionais, tendo sido editada em diversos idiomas.

     À seguir, um elenco dessas edições no Brasil e no Exterior:

* "Em Defesa da Ação Católica" - Publicado em 1943 (duas edições);
* "Via Sacra"- Publicada em 1951(28 edições);
* "Revolução e Contra-Revolução" - Publicado em 1959 (26 edições);
* "Reforma Agrária - Questão de Consciência"- Publicado em 1960 ( 10 edições);
* "Acordo como Regime Comunista: Para a Igreja, esperança ou Autodemolição?"
-Publicado em 1963 (77 edições!);
* "Declaração do Morro Alto"-Publicado em 1964 ( 3 edições);
* "Baldeação Ideológica Inadvertida e Diálogo" - Publicado em 1965 ( 20 edições);
* "A Igreja ante a escalada da Ameaça Comunista-Apelo aos Bispos Silenciosos -"
Publicado em 1976 (4 edições);
* "Tribalismo Indígena, Ideal Comuno-Missionário para o Brasil no Século XXI"-
Publicado em 1977 (9 edições);
* "Sou Católico: Posso ser Contra a Reforma Agrária?" - Publicado em 1981(4 edições);
* "O Socialismo Autogestionário : em vista do comunismo, barreira ou cabeça-de-pon-
te?" - Publicado em 1981 (178 edições em 53 Países!);
* "As CEBs...das quais muito se fala,pouco se conhece -A TFP as descreve como são"
- Publicado em 1982 ( 6 edições);
* "A Propriedade Privada e a Livre Iniciativa, no Tufão Agro-Reformista" - Publicado
em 1985 (duas edições);
* "Guerreiros da Virgem - A Réplica da Autenticidade /A TFP Sem Segredos -" Publi-
cado em 1985 ( Uma Edição);
* "No Brasil,a Reforma Agrária leva a Miséria ao Campo e à Cidade -A TFP Informa,
Analisa e Alerta-" - Publicado em 1986 (5 edições);
* "Projeto de Constituição Angustia o País" - Publicado em 1987 (4 edições);
* "Nobreza e Elites Tradicionais Análogas nas Alocuções de Pio XII ao Patriciado e à
Nobreza Romana"- Publicado em 1993 (11 edições);

______________/ /_____________